João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


A POLÍTICA E O PRINCÍPIO DA POLARIDADE

 

Todo radicalismo é resultado da ignorância de quem o pratica. O indivíduo que adota um único ponto de vista e nele se cristaliza não sabe que as realidades universais – e consequentemente, todos os conceitos - estão sujeitos ao princípio  da polaridade. Esse princípio se expressa pelo enunciado “nada está inerte, tudo se move, tudo vibra” no universo. Essa é uma realidade incontestável na estrutura da matéria e na nossa própria vida. É nesse sentido que o macho precisa da fêmea para procriar, o calor precisa do frio para se manifestar, a luz só brilha em face das trevas, o verdadeiro só aparece em função do falso, o bem só se avalia em presença do mal, etc. Essa característica dos fenômenos universais já havia sido observada pelos filósofos taoístas há milhares de anos atrás, que o popularizaram na simbologia do yin/yang.   

Isso nos leva à ideia de que todos os opostos são apenas extremos da mesma realidade, vistos de diferentes ângulos visuais. As conflitantes concepções que temos das coisas acabam sendo, na verdade, deformações imagéticas causadas pela posição em que as observamos.

De qualquer modo, sem os pólos, negativo e positivo, a corrente elétrica não se movimenta e não gera energia. Como diz Stephen Hawking, (Uma Breve História do Tempo), até nós, para existir, precisamos ter um pólo negativo (ou positivo, quem sabe?) em outra dimensão do universo quântico. “Sabemos agora que toda partícula tem uma antipartícula, em relação à qual ela pode se anular.(...) Poderia existir um antimundo e antipessoas, feitas de antipartículas. No entanto, se você encontrar seu antieu, não aperte a mão dele! Vocês desapareceriam ambos num grande foco de luz”, diz ele.

Essas elucubrações- se tomadas no seu sentido real- nos leva a pensar em quão inúteis e desagregadoras podem ser as nossas convicções, quando centradas em posicionamentos extremos que nos levam a odiar quem pensa diferente de nós. Especialmente em política. Pois sem esquerda não pode haver uma direita ou vice versa. Da mesma forma, governo sem oposição morre vítima dos próprios vermes que incuba. É o que acontece com todas as ditaduras, que cedo ou tarde acabam se afogando na própria suficiência que pensam possuir.

Em política o princípio da polaridade tem uma função mais ativa do que em qualquer outra atividade. Ela é necessária e fundamental para que o equílibrio do sistema se mantenha. Graças a ele o PT, com seus erros, elegeu Bolsonaro; e Bolsonaro, por força do radicalismo caolho com que o Presidente e seus apoiadores estão atuando, podem acabar devolvendo o poder ao PT.

Por tudo disso, os nossos cumprimentos ao povo americano, que aprendeu desde cedo a aplicar esse princípio, alternando seus votos entre os dois partidos que simbolizam a polaridade na política do seu país. Por isso mesmo sua democracia tem se mostrado tão forte. Seria bom modelarmos o que eles fazem bem e não ficar copiando os erros que eles também cometem.

 

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 27/10/2021


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras