João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


OA TIRÂNICOS FILHOS DA MÃE RUSSA

 

Hitler era um psicopata que tinha dons proféticos. Todos os malucos têm e os ditadores, de forma geral, também são meios doidos. Poucas horas antes de se suicidar no seu bunker ele previu que no futuro o poder seria exercido pelas nações do leste, porque elas eram capazes de produzir líderes que não tinham medo de destruir seus países e sacrificar seus próprios povos para impor uma ideologia. Ele estava se referindo a Stalin, mas o que ele achava mesmo é que somente quem fosse capaz de fazer o que ele fez (arriscar tudo para realizar seus loucos sonhos de poder) poderia realizar o que ele não conseguiu, ou seja, conquistar o mundo inteiro. Essa previsão foi feita à sua secretária particular, que a registrou em seu diário e foi reproduzida no livro “Ascensão e Queda do Terceiro Reich” volume III, do jornalista e historiador William L. Shirer.

Ele estava certo. Se há um país capaz de produzir outro Hitler é a Rússia. Os russos convivem com a tirania desde os primórdios da sua história. Estão acostumados com ela. As revoluções e guerras que travaram ao longo dos séculos não foram suficientes para livrá-los dessa sina. Derrotaram Napoleão e Hitler, enterraram o tirânico regime dos Tzares para substitui-lo por outro ainda mais opressivo, mas em termos de política nada mudou na terra da Grande Mãe russa,que continua a ser governada por seus filhos tiranos.

Tudo começou quando o país nasceu pelas mãos do príncipe Ivan Vassilievitch, mais conhecido como Ivan, o Terrível, no início do século XVI. Esse monarca foi um temível tirano que iniciou a dinastia dos Tzares. Desde então os russos têm vivido sob o tacão de uma série de autocratas, das mais diversas tendências, sem nunca conhecer o que é uma democracia verdadeira.

Foi assim na época imperial, continuou durante o regime comunista implantado por Lenin e consolidado por Stalin, e não é diferente hoje que o comunismo foi substituído pelo regime ditatorial de direita comandada pelo chefe da antiga KGB, o policial Putin, autocrata que enfeixa todas as características de personalidade dos tiranos que já governaram a Rússia

Quem acha que a antiga União Soviética foi uma democracia popular pouco sabe da forma de governo que tiranizou o povo russo durante mais de setenta anos. No governo do Partido Comunista nunca houve um mínimo de democracia, ou qualquer coisa que lembrasse o regime criado pelos gregos de Atenas. O poder era exercido pelos burocratas do Partido, em número reduzido e num círculo muito fechado de decisões. Em pouco mais de sete décadas, a União Soviética teve apenas sete verdadeiros mandatários.

É a mesma coisa no regime de Putin. Meia dúzia de legatários do antigo regime detém o poder na Rússia atual. Os russos já viveram a experiência autoritária comunista de esquerda e agora vivem numa ditadura capitalista de direita. E sabem que nenhuma delas presta. Que isso sirva de lição para os reacionários que sustentam essa ridícula polarização que estamos vivendo hoje.

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 17/03/2022
Alterado em 18/03/2022


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras