João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


QUEM É QUE MANDA NESSA ZONA?



Alguns extraterrestres desembarcaram na terra em missão comercial. Quando aqui chegaram uma questão foi levantada: e agora? Com quem devemos falar? Quem é o líder deste planeta? Há tantas espécies diferentes. As primeiras criaturas vivas que encontraram foram um homem e um cavalo. Como o homem estava alimentando o cavalo os extraterrestres pensaram: ah! o que tem quatro pernas deve ser o líder, pois o de duas o está servindo. E foram falar com o cavalo. Enquanto tentavam encontrar uma forma de se comunicar com ele surgiu uma cobra. O cavalo se assustou e saiu em disparada. Os extraterrestres pensaram: “aquela criatura rastejante deve ser o líder, pois o de quatro patas tem medo dela.” Então foram falar com a cobra. Mas antes que qualquer comunicação pudesse ser entabulada, surgiu uma águia que arrebatou o réptil e devorou-o rapidamente. “É, o animal rastejante não pode ser o líder”, concluíram os extraterrestres, pois o animal alado é mais poderoso do que ele.” E então foram falar com a águia. Antes de descobrirem uma forma de se entender com ela apareceu um índio, que com uma flechada certeira abateu a águia. “Sim, pensaram os extraterrestres, esse deve o líder, pois ele venceu o animal alado.” Enquanto eles estavam decidindo de modo deveriam abordar o índio, apareceu um caçador que o matou com um tiro. E antes que eles falassem com o caçador um policial o prendeu. Antes que o policial levasse o assassino para a cadeia, um bandido o matou. Aí outro policial matou o bandido, que por sua vez....

Para encurtar a história, os extraterrestres voltaram para o seu planeta sem conseguir entabular nenhuma negociação com os terráqueos. “Oh! planeta complicado esse. Aqui é impossível saber quem manda.

Essa metáfora reflete a realidade que estamos vivendo no Brasil. Quem manda aqui? O STF, que faz inquérito, prende, julga e sentencia em causa própria? O Presidente, que anula a decisão do Supremo concedendo indulto ao condenado? O nosso covarde Congresso, que fica em cima do muro só vendo quem ganha esse concurso de vaidades para pular para o lado vencedor?

Vivemos tempos estranhos. E o futuro não se mostra promissor. Nada indica que as próximas eleições possam trazer alguma paz para o país, pois são exatamente os dois extremos, representados pelo que de pior a nossa política já produziu até hoje que estão na dianteira da corrida presidencial: um populista demagogo com fama de ladrão e um arrivista reacionário com ganas de ditador. Se Deus fosse mesmo brasileiro, como diz o ditado popular, já estaria mais que na hora intervir nessa zona. Mas acho que Ele já trocou de passaporte há muito tempo. Ou então é a Bíblia que está certa. Depois de fazer o homem Ele simplesmente descansou. E não era para menos...

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 22/04/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras