João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


 

IDIOTICE FUNDAMENTAL X  ATRASO CONVENCIONAL

 

A polarização que estamos vivendo mostra o quanto estamos atrasados em termos de política. Isso porque oscilamos entre duas concepções estruturais que não existem mais há pelo menos meio século. Falamos de comunismo e capitalismo em suas formulações originais. Esses dois conceitos foram cunhados no início do século XIX.  O capitalismo, na sua matriz original, pensada por Adam Smith em fins do século XVIII, teve seu apogeu no século XIX com o colonialismo inglês e a ascensão dos Estados Unidos da América como grande potência mundial. Já o comunismo atingiu o ápice com a formação do império soviético e a rápida contaminação dos povos asiáticos por esse regime, ocorrida após as duas guerras mundiais.

São duas concepções de estado que se justificaram como experiências de vida que a sociedade humana teve que suportar. Mas hoje falar em capitalismo, nos moldes em que Smith e seus seguidores propunham é pura ignorância, da mesma forma que se pensar em comunismo, como Marx e Engels imaginaram, é uma idiotice sem tamanho.

Infelizmente esse são os dois pesos que estão colocados na balança política do nosso país. De um lado Bolsonaro faz sua campanha terrorista, tentando convencer o povo brasileiro de que, se Lula ganhar, o Brasil vai se tornar uma nova Venezuela, Cuba, ou qualquer outra porcaria socialista, onde a individualidade desaparecerá em nome do interesse do Estado. Por seu lado, Lula e os petistas satanizam Bolsonaro como se ele fosse uma espécie de Fulgêncio Batista, disposto a entregar o Estado para meia dúzia de particulares que o explorarão em proveito próprio sem se importar com mais nada além dos seus lucros.

Comunismo e capitalismo são duas concepções que não cabem mais no mundo de hoje. A prova disso está na China, que é comunista, mas pratica o capitalismo. E quem for hoje ao Vietnã vai se espantar com a forma de comunismo que eles inventaram. Por outro lado, a malograda experiência de Donald Trump nos E U, tentando levar a América de volta aos velhos tempos da “mão invisível” de Adam Smith, mostra o quanto a noção do capitalismo puro se tornou anacrônico.

Voltando ao Brasil, vale lembrar que aqui já se tentou implantar o comunismo várias vezes, sem sucesso. Já tivemos a experiência da Coluna Prestes, Jango Goulart e outros. Lula, com seu partido de esquerda, governou o país por quatorze anos. Se pudessem, teriam implantado o regime aqui, pois força política para isso tinham. Por isso o terrorismo bolsonarista só amedronta quem ainda pensa que está vivendo no século XIX. E o jurássico discurso petista só convence quem não tem a mínima noção do mundo em que está vivendo. De um lado a idiotice fundamental dos bolsonaristas e de outro o atraso convencional dos petistas. Enquanto o mundo civilizado está programando viagens interestelares, nós aqui, em termos de política, ainda estamos tentando descobrir o caminho para as Indias.

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 04/06/2022


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras