João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


 A POESIA DA ETERNA PRESENÇA
 

Num universo onde a nossa estrela não brilha
Só existe o silêncio de um buraco negro, 
Túmulo e útero do cosmo.
Lá somos todos apenas ausência,
Que não sofrem o constrangimento da indiferença
Que a nossa presença pode causar ao mundo.
Lá só temos duas alternativas a considerar:
Ou seremos expulsos novamente como astros radiantes,
Ou nos recolheremos ao silêncio eterno
Das consciências definitivamente extintas,

Sem esperanças, sem sonhos e sem saudade,
Do tempo em que a nossa luz
Era a vida de um sistema.
Indiferença, esquecimento, insensibilidade:
Este é o inferno de todos os astros,
Cuja vida já se extinguiu
E agora é só uma pequenina mancha amarela
Bruxuleando no passado cósmico
Mas que só pode ser vista no futuro,

Como um mundo que já morreu.

1560589.jpg

 

Num ponto qualquer do universo, alguém está observando o nosso sol, e o que ele vê é uma estrela morta. Mas o seu brilho só agora está chegando aos olhos dele. Diante dessa possibilidade, o fenômeno da existência passa a ser uma coisa tão relativa quanto a nossa capacidade de visão. A existência só é real para quem está em relação com ela.

Para nós, vivendo neste mundo, tudo nasce. Mas para quem estivesse observando o nosso mundo daquele ponto de vista, tudo já morreu. Assim, o nosso sol, com o conjunto de planetas girando em volta dele pode ser uma realidade que já deixou de existir há muito tempo, mas a notícia de sua existência só agora está chegando aos seus sentidos.

Essa é uma possibilidade que nos dá muito o que pensar. Para o universo podemos estar vivos e mortos ao mesmo tempo. Estamos vivos para quem a nossa existência é captável pelos seus órgãos sensoriais e mortos, ou não existentes, para quem não capta, com seus sentidos, a nossa existência.

Essa visão da realidade universal é extremamente perturbadora e parece demencial se considerada de um ponto de vista lógico. Como podemos existir e não existir ao mesmo tempo?

No entanto, isso é perfeitamente provável no nível mais íntimo da existência material, que é o nível da física quântica. Ao observar um quantum de energia dentro de um acelerador de partículas, o pesquisador descobre que um corpo que não pode ser localizado no tempo e no espaço não existe no mundo real. Assim, nada pode ser feito, nem pode ser considerado real se não for detectada, pelo observador, a sua presença física.

Essa observação pode ser transportada para o mundo em que vivemos. Nós só podemos existir na dimensão do espaço-tempo. Somos partículas de energia que por força de múltiplas interações ambientais capturou massa e se transformou em um organismo vivo. Mas a nossa vida é um fenômeno energético que só pode ser considerado real enquanto puder ser detectado pelos sentidos de outras pessoas, dentro da mesma dimensão em que vivemos.  

Assim podemos dizer: só está vivo quem “aparece” no écran dos nossos sentidos. Quem pode ser detectado no espaço e no tempo em que vivemos. Isso explica por que a indiferença em relação a nós é a pior de todas as desfeitas que alguém nos pode fazer. Quer dizer: a indiferença de uma pessoa que gostaríamos de impressionar é mais dolorida do que a própria hostilidade que ela possa nos mostrar. Porque isso significa que nós não existimos para ela.  

Por isso os ditados populares: cresça e apareça. Viver é estar presente. A ausência provoca indiferença. A indiferença é a nossa primeira morte. Nascemos e vivemos para impressionar uns aos outros. Para amar e odiar. Porque isso significa sentir. Porque isso significa estar vivo.

Carpe Diem.

 

 

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 14/08/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras