João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL

 

 

Bolsonaro diz que ele é o bem e Lula é o mal. Lula diz que é Bolsonaro que está possuído pelo Diabo. E assim o cenário político brasileiro vai se cristalizando num padrão de radicalização que não sabemos para onde nos levará. Uma coisa é certa: não será para o paraíso que ambos prometem. Mas como os dois invocam Deus e o Diabo para justificar suas narrativas, podemos inferir para onde essa insanidade poderá nos conduzir. Para o céu é que não é.

Alguns bolsonaristas sonham com um governo autoritário onde seu Messias presidente tudo possa. Talvez o próprio Bolsonaro também tenha esse desejo. Pelo menos é o que ele deixa entrever nas suas diatribes contra o STF, que na sua opinião, “não o deixa governar”. É possível que eles e seus apoiadores mais radicais desejem a volta da ditadura militar, quando o chefe do executivo governava por decretos-leis que deviam ser cumpridos sem contestação. Mas Bolsonaro sabe, porque foi deputado por várias legislaturas, que os deputados que elaboraram a atual Constituição fizeram uma Carta Magna cheia de dispositivos frenantes, justamente para evitar qualquer nova aventura autoritária.

Já os lulistas de cérebro lavado sonham com uma utopia onde todos os incompetentes que não conseguem vencer na vida por suas próprias forças sejam amparados por um Estado provedor. Quer dizer: que a incompetência seja provida pela competência, pois é nesse postulado que o mito socialista se ampara.  

Não há mal nenhum nas ambições de um e outro grupo. Crenças, opiniões, sonhos e desejos são direitos que devem ser garantidos a todas as pessoas. Nada obsta que sejam divulgados e defendidos com todos os meios que a lei permite. O que não se admite é a sua cristalização numa única visão de mundo, onde todas as demais são tidas como intoleráveis a ponto de se matar e morrer para evitar que elas se realizem.

O Diabo é a radicalização. Pessoas radicais esquecem, ou ignoram, que o universo é governado por duas leis fundamentais: a relatividade e a gravidade. A relatividade nos ensina que toda realidade depende do lugar onde estamos, da velocidade com que a luz se desloca e do que o nosso cérebro interpreta a respeito do que vê, ouve e sente. A gravidade nos obriga a pertencer a um sistema para poder existir. Uma nos obriga a fazer escolhas, a outra nos leva a construir famílias, sociedades, países, círculos de amizade etc.

Quem escolhe um padrão e nele se cristaliza precisa estar preparado para sofrer. O universo é uma moeda de duas faces. Em tudo convive o bem e o mal. O que é um e o que é outro depende do nosso ponto de vista. Que petistas e bolsonaristas tenham consciência disso: ganhe quem ganhar, o país precisa de paz e harmonia para vencer os grandes desafios que temos pela frente. Fora disso será apenas sofrimento e dor.

 

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 17/08/2022
Alterado em 17/08/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras