João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


A POLÍTICA EXTERNA DO LULA

 

Durante mais de um século o Brasil se manteve distante dos conflitos internacionais. Sua política sempre foi de neutralidade. Até porque a distância que o nosso país está dos principais palcos mundiais é um fator que nos permite ficar de fora, só observando para aonde a vaca vai. Getúlio Vargas, por exemplo, esperou até o último momento para se decidir de que lado o Brasil entraria na segunda guerra mundial e só se decidiu por causa da pressão dos Estados Unidos e quando viu que o Eixo Alemanha- Itália-Japão estava perdido. Até hoje temos dúvidas se foram os alemães que torpedearam nossos navios, ou foram os americanos que fizeram isso para nos forçar a entrar na guerra.

Mas parece que Lula agora quer acabar com a nossa política de neutralidade. Claramente, em sua visita à China, colocou-se ao lado dos chineses e dos russos em oposição ao bloco ocidental liderado pelos Estados Unidos e Europa. Não sabemos ainda se ele está fazendo isso por questões ideológicas, por pragmatismo ou simplesmente por vaidade pessoal.

Se for por pragmatismo, menos mal. Afinal, a China é o nosso maior parceiro comercial. Não vale a pena criar atritos com os chineses como Bolsonaro fez. Se for por mera vaidade (vontade de aparecer no cenário mundial como pacificador e líder carismático que acabou com uma guerra), isso só vai fazer dele mais um ridículo líder de república bananeira que se acha muito importante. Os conflitos lá na parte de cima do planeta têm muito mais interesses em jogo do que pensa a vã filosofia do Lula. Problema maior será se ele estiver fazendo isso em nome da ideologia do seu partido. Por que então, será uma clara declaração de que, finalmente, Lula assumiu de vez a sua crença política de esquerda e vai querer levar o país para esse lado.

Se for isso, perigosas tempestades podem estar se armando sobre o nosso país. Lula foi eleito por escassa maioria, e isso porque o seu opositor conseguiu arregimentar contra ele uma rejeição ainda maior do que a sua. Isso significa que uma forte oposição nacional se levantará contra o governo petista se ele realmente quiser colocar o país na infeliz rota que levou a Venezuela e a Argentina à bancarrota. Quando isso acontece nada anda. É só cacetada para todo lado.

Lula tem a seu favor a história passada. Em suas gestões anteriores ele governou com pragmatismo e inteligência, sem permitir que a petralhada esquerdista o empurrasse para posições incômodas. Mas parece que agora as agruras pelas quais passou mudaram a sua cabeça e ele não quer mais esconder o seu verdadeiro caráter nem renunciar às suas crenças em favor de um modelo conciliador de governo. Pior para nós, que tiramos um presidente com sinais de psicopatia para por no lugar outro com tendências megalomaníacas. Se Deus for mesmo brasileiro está na hora Dele justificar a cor da sua camisa.

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 18/04/2023
Alterado em 18/04/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras