João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


LULA E A TEORIA DA RELATIVIDADE

 

Einstein tinha razão. A realidade do que vemos e pensamos depende do lugar onde estamos e da velocidade com que os objetos se deslocam perante os nossos olhos. Lula está provando isso. Em outros tempos, em cima de um palanque, ele via e sentia coisas bem diferentes do que vê e sente hoje. Naquele tempo e lugar ele achava que a palavra democracia era um substantivo concreto que tinha um significado claro e insofismável.

Na visão que ele tem hoje democracia virou um conceito relativo. A última vez que ouvi alguém falando algo parecido foi há mais de quarenta anos atrás. Quem falou vestia uma farda e tinha quatro estrelas de general. Era o presidente Ernesto Geisel, que disse certa vez que o Brasil vivia numa democracia relativa e que ela não era melhor nem pior do que qualquer outro regime no mundo.

Einstein, ao explicar a teoria da relatividade deu o exemplo de um trem em movimento. Para quem está do lado de fora olhando o trem passar, o tempo e a visão das coisas é diferente daquele que está dentro dele. E para quem estiver olhando a terra há alguns milhões de anos luz daqui poderá estar vendo apenas um planeta que não existe mais. E quem entende de mecânica quântica poderá dizer que nós estamos mortos e vivos ao mesmo tempo. Isso é a relatividade.

Acho que é isso que está acontecendo com o Lula. Ele está vendo as coisas de modo diferente que ele mesmo via há tempos atrás. Talvez seja o lugar onde ele está agora. De cima de um palanque as pessoas veem as coisas de modo bem diferente de quando estão sentadas numa cadeira de executivo. Principalmente quando essa cadeira é a de Presidente da República.

Pode ser que Brasília e o Palácio do Planalto sejam lugares onde a visão das coisas fica diferente. Bolsonaro também foi vítima da teoria da relatividade. Toda vez que ia para o cercadinho onde falava com seus apoiadores, só saiam besteiras da boca dele. Via um mundo distorcido e relativo que só cabia na sua cabeça e dos imbecis de cérebro lavado que se ajuntavam em volta dele para ouvir suas baboseiras.

Lula está seguindo pelo mesmo caminho. Só abre a boca para dizer asneiras. Dizer que democracia é um conceito relativo é a mesma coisa que admitir que a terra pode ser oca e que o céu está no seu interior. Hitler admitiu essa possibilidade quando pediram sua opinião a respeito de uma teoria que defendia essa tese: “ O Nacional Socialismo não tem necessidade de uma visão coerente do universo”, disse ele.

Talvez Lula e o PT não tenham necessidade de uma democracia plena e sem adjetivos, mas eu que já vivi em uma ditadura não concordo com isso. Para mim a democracia não pode ser relativa. Ela tem que ser absoluta ou não é nada.

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 30/06/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras