João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


ESPIRITISMO E CABALA- PONTOS DE REFLEXÃO E ENCONTRO

 

No universo tudo é natural. Porque tudo está inserido na Luz Infinita do Criador. O sobrenatural é apenas aquela parte do universo que nós não conhecemos, a parte que a nossa consciência ainda não conseguiu acessar para catalogar o que nela existe. O dia em que conseguirmos realizar essa proeza, ali encontraremos todas as coisas às quais o princípio da identidade - aquele princípio que inventamos para identificar a realidade que se apresenta aos nossos olhos - ainda não com seguiu dar nome.

Como diz a Bíblia, o princípio da identidade foi posto por Deus quando ele chamou todos os animais perante Adão e pediu que ele os nomeasse. Esse foi o início do império da consciência humana, pois só passou a ser real aquilo que a mente humana consegue detectar. Mas como sabemos, há muito mais coisas no universo do que a nossa mente consegue conceber. Por isso o filósofo linguista Alfred Korzibsky disse que o mapa não é o território. Quer dizer, o nosso conhecimento do mundo - o mapa que dele fazemos- não corresponde a cinco por cento do imenso território que é o universo.

Isso não acontece pelo fato de a nossa consciência ser limitada. Pelo contrário. Ela é ampla, irrestrita, infinitamente provida de bits suficientes para armazenar todo o conhecimento que a Luz Infinita do Criador pode nos proporcionar. Isso se prova pela nossa capacidade de imaginação. Ela não tem limite. O que a limita é a nossa capacidade de linguagem. Não temos instrumentos linguísticos suficientes para traduzir em conhecimento toda a nossa ilimitada capacidade de sentir e imaginar. Se os nossos sentidos capturam um fenômeno qualquer, ou a nossa imaginação produz uma alucinação – um fenômeno espiritual, por exemplo - é porque esse fenômeno tem existência no mundo real. Se não tivesse, os nossos sentidos e a nossa capacidade de projeção não a produziria, pois a nossa mente não trabalha no vazio.

A mente precisa de matéria prima para produzir. Aliás, como ensina a doutrina da Cabala, nem Deus faz as coisas a partir do nada. Deus não criou o mundo. Deus manifestou o universo a partir da sua Potência, transformando energia em luz, e esta se condensando em massa. Essa foi a dedução feita por Einstein em sua equação E=mc².

Isso quer dizer: tudo que existe, existiu e virá a existir já está delineado e pronto no universo. Apenas espera o momento certo e a interação atômica apropriada para se manifestar no território das realidades capturadas pela nossa consciência.

Os fenômenos espirituais, nesse sentido, são tão reais quanto a energia que provém da natureza em forma de eletricidade, radiação, calor, magnetismo etc. e outras fontes que movem nossas máquinas iluminam nossas cidades e alimenta a bateria que dá sustentação à nossa vida. Mas assim como não temos ainda conhecimento suficiente para definir o que essa energia é e de que fonte originária ela emana, assim também ficamos em relação aos fenômenos espirituais. Colocamo-los na gaveta dos eventos não catalogados, que é onde arquivamos o bizarro, o desconhecido, o sobrenatural.

Mas não será sempre assim. O tempo e as combinações atômicas que se processam dentro do fenômeno chamado universo um dia também nos abrirão as cortinas desse que chamamos de mundo espiritual. Então as intuições dos espiritualistas e dos cabalistas se confirmarão: veremos que o que chamamos de espírito nada mais é do que um fenômeno energético. E como tal poderá ser catalogado no acervo do conhecimento humano como estão sendo feitas hoje as descobertas realizadas pelos estudantes da mecânica quântica.

Quem viver verá.

 

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 11/11/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras