João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


 

Uma velha piada forense diz que Satanás foi preso e levado às barras de um tribunal para ser julgado pelos seus crimes. Mas como era cidadão com passaporte internacional, ele podia invocar o direito de ser julgado em qualquer lugar, pois os seus crimes eram contra a humanidade e não contra a legislação de um país em particular. Então ele pediu para ser julgado no Brasil, pois aqui, segundo seus defensores, seria mais fácil a sua defesa. A bagunça e a incoerência do nosso sistema jurídico são proverbiais. Os advogados de Satanás alegaram perseguição política por parte de Jeová, que segundo eles, era um patriarca misógino, autoritário, chauvinista e arrogante, que não admitia qualquer oposição à sua autoridade. Condenava sem julgamento seus adversários, prendia sem processo, censurava a imprensa, impunha um regime de terror ao seu povo; enfim era um ditador de carteirinha, cruel, insensível e malvado. Por isso ele promoveu uma revolução com o objetivo de abrir os olhos do povo, escravizado e ignorante, que por não ter qualquer outra opção, era obrigado a se submeter a um regime de exceção tão perverso. Ele foi considerado subversivo e acabou sendo preso e considerado como tal. Portanto, seu crime era político e como tal devia ser julgado. Sua defesa não deixou de citar exemplos nacionais e estrangeiros de outros rebeldes que foram condenados em seu tempo e depois acabaram sendo reverenciados como heróis, como William Wallace, Nelson Mandela, Tiradentes e outros. O tribunal está discutindo o seu caso até hoje e ainda não deu sentença. Enquanto isso Satanás está em prisão domiciliar, podendo trabalhar livremente assessorando empreiteiros e políticos. Lembrei-me dessa anedota ao saber que o Ministro Gilmar Mendes acaba de reconduzir o inefável presidente da CBF Ednaldo Rodrigues ao seu cargo, depois de ele ter sido afastado por uma decisão judicial proferida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O cara tem fama de ser um escroque de primeira. Daí lembrei- me que o Supremo Tribunal Federal já inocentou o Fernando Collor, permitindo que até hoje esse indivíduo, que tem uma “capivara” que faz inveja ao capeta, continue saqueando os cofres públicos.  E que o nosso sistema jurídico só depois de mais de vinte anos, conseguiu botar o Maluf na cadeia. E que Sérgio Cabral e o casal Garotinho já estão nas ruas divulgando as suas campanhas para voltar aos cargos públicos que eles desonraram. Isso sem contar a trapalhada que fizeram com o Lula, condenando e depois descondenando o sapo barbudo.
Já tem gente pleitando uma canonização do Gilmar Mendes como Santo Protetor dos Vigaristas. Ele merece.

Com a malta de bandidos que ele e seus confrades botaram na rua, Satanás nem precisa fazer força. Até porque, se nada der certo nas instâncias inferiores, bastará apelar para o Supremo  para corrigir qualquer injustiça que lhe possa ser feita. E se o julgamento cair nas mãos do Gilmar Mendes a absolvição estará garantida.
Não posso deixar de saudar os advogados do Diabo por bolarem a estratégia de trazê-lo para ser julgado aqui. Só espero que não me convoquem para servir de jurado, pois depois de tudo isso já não tenho mais certeza de absolutamente nada. Posso ser convencido de que o Diabo tem razão e acabar absolvendo o danado.

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 10/01/2024
Alterado em 11/01/2024


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras