João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


Pedagogia do comportamento eficiente

 

         A PNL – Programação Neurolinguística – é uma técnica que tem como objetivo pesquisar o funcionamento do cérebro humano com o propósito de identificar e mapear os processos segundo os quais pensamentos e sentimentos são construídos dentro da nossa mente e desenvolvidos pelo nosso organismo na forma de comportamentos.

       Com ela é possível descrever a estrutura segundo a qual as atividades humanas são desenvolvidas em nosso sistema neurológico de forma que nos permita, conscientemente, interferir nesse processo e realizar, rápida e eficientemente, mudanças profundas e duradouras em nossos comportamentos.

         A cura rápida de fobias, a eliminação de hábitos indesejáveis, como fumar, beber, comer em excesso, roer unhas, insônia, procrastinar obrigações etc. bem como eliminar conflitos entre casais, famílias e grupos de trabalho, melhorar a interação entre os colaboradores de uma organização para que funcionem com mais harmonia e atinjam maiores níveis de produtividade, combater o estresse, eliciar motivação e construir estados positivos e propícios à atividade criativa são alguns dos resultados visíveis e prováveis alcançados pelos praticantes dessa técnica.      

     Como disciplina acadêmica a PNL começou a ser desenvolvida no início dos anos setenta por Richard Bandler, psicoterapeuta interessado em informática, e John Grinder, professor-assistente de linguística na Universidade da Califórnia, em Santa Cruz.

         A partir das observações feitas na forma de atuar de profissionais que atingiram ótimos resultados em suas vidas pessoais e profissionais,  eles criaram um modelo para estudar as experiências humanas bem sucedidas e com base nele determinar quais as estruturas neurológicas que sedimentam as habilidades das pessoas eficientes e talentosas nos mais variados ramos da atividade humana.

       Com fulcro nas descobertas realizadas em seus estudos, Bandler e Grinder verificaram que o cérebro humano é capaz de registrar a totalidade das informações recebidas pelos sentidos, mas só utiliza uma pequena parte delas para formatar o conhecimento que temos do mundo. A partir dessa descoberta deduziram que ele funciona como se fosse uma espécie de biocomputador, programado pelos resumos que ele faz das experiências vividas pelo organismo. E que para tornarmos mais preciso e eficiente o nosso “mapa” de alternativas de respostas comportamentais é preciso ampliar a capacidade de representar o mundo em nossas mentes. Isso implica numa melhor utilização dos nossos sentidos externos e internos, no primeiro caso para aprender a captar a informação com mais qualidade e no segundo, para aprender a usá-las com mais eficiência.  

      A idéia que fundamenta esse processo sugere que se soubermos trabalhar adequadamente as informações que o nosso cérebro recebe, poderemos modificar nossa forma de ver o mundo e formatar “programas de comportamento” capazes de nos dar respostas mais eficientes aos desafios que a vida nos apresenta. Isso pode ser feito através da utilização eficiente dos nossos sentidos na captação da informação e do aperfeiçoamento dos nossos modelos linguísticos para interpretá-las e usá-las com melhor proveito. Daí o nome dado à técnica: programação neurolinguística (PNL)

     Com o sucesso obtido nas experiências realizadas nos campos da terapia e da comunicação principalmente, a PNL desenvolveu-se e passou a ser utilizada em vários ramos da atividade humana, tais como a informática, a psicologia, a filosofia, a saúde, a medicina, a pedagogia, o esporte, a religião etc.

  Pela eficácia dos resultados obtidos ela pode ser considerada hoje uma espécie de pedagogia do comportamento eficiente, isto é, uma forma prática e segura de ensinar pessoas a gerar novos e criativos comportamentos e também eliminar aqueles cujos resultados não interessam à sua felicidade. Em outras palavras, trata-se de ensinar as pessoas a descobrir e usar suas habilidades de forma eficiente e habitual.    

     Hoje em dia uma plêiade de esportistas, artistas, comunicadores e profissionais de todos os ramos de atividade utilizam as técnicas desenvolvidas pela PNL como ferramentas para aperfeiçoar suas habilidades e melhorar seus rendimentos como pais, professores, profissionais, empresários, amigos, parceiros, ou simplesmente como seres humanos, já que nada tem sentido, se nessa qualidade não obtivermos bons resultados.

(continua)

 

                     

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 19/05/2024
Alterado em 19/05/2024


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras